-
Arquitetos: FMJPC Arquitetura e design
- Área: 215 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nuno Almendra
-
Fabricantes: Azulcer, Efapel, Granitrans, Matierra, Normo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Jardim 40 é um projeto de alteração de um jardim e anexo numa moradia localizada no concelho de Arruda dos Vinhos. O espaço original da construção era existente, mas encontrava-se obsoleto e a intervenção teve como objetivo atualiza-lo e torna-lo útil para convívios em família e amigos.
O programa passava pela construção de uma piscina e de um espaço de convívio junto à piscina com uma copa de apoio, para ser utilizado maioritariamente durante o verão. Nesse sentido e tentando preservar ao máximo os limites da construção existente, o desenho do espaço passou por um gesto simples de manter a memória do existente, com uma solução material que remetesse a construção mediterrânea.
No exterior, foi feita a alteração do acesso pedonal ao anexo, sendo proposta a construção de grandes degraus em betonilha afagada que, por sua vez, contrastavam com o pavimento em torno da piscina proposto em pavimento cerâmico, tipo tijoleira terracota, em espinhado. A piscina surge como um novo nível, em branco, destacando-se assim nos diferentes níveis e materialidades que a rodeiam. O pavimento em torno da piscina é ininterrupto para o interior do espaço de anexo, cujo desenho do espaço é realizado pelo mobiliário que define as diferentes zonas, nomeadamente, a copa, a zona de refeições e a zona de estar.
Aqui a intenção foi que apesar do espaço se formar por três áreas distintas, o mesmo fosse desenhado como um só, devido à sua dimensão e daí as materialidades entre todo o mobiliário e objetos das três zonas estarem em harmonia. A copa, sendo o espaço mais importante do anexo, assume por isso maior dimensão e destaca-se pela ilha toda revestida em pedra, que se afirma como a charneira do espaço. A iluminação artificial tanto no interior como no exterior do espaço é estudada considerando ambientes com vários níveis de iluminação e que permitam não só considerar a funcionalidade do espaço, mas também a luz ambiente.
Jardim 40 é um projeto de arquitetura e design de interiores, que permite a partir da utilização de poucos materiais, na sua maioria naturais, reformular um espaço a partir de um gesto que recupera aquilo que o local era e as suas memórias, ao mesmo tempo que o atualiza e lhe dá novas funções.